Sinopse da Décima-Terceira Tabuleta
Surgem cidades reais com recintos sagrados para os deuses.
Os semideuses servem como reis e sacerdotes em palácios e templos.
Marduk promete a seus reais seguidores uma vida eterna.
No Mais Além em Sumer, Inanna estimula a crença na Ressurreição.
Augúrios celestiais e oráculos preditórios ganham partidários.
Marduk proclama a chegada da Era do Carneiro como seu signo.
Ningishzidda constrói observatórios de pedra para mostrar o contrário.
Insurreições, guerras e invasões desestabilizam as terras enlilitas.
O emissário misterioso aparece a Enlil, prediz-lhe uma calamidade. Dá instruções a Enlil para que selecione a um Homem Digno que lidere a sobrevivência.
Enlil escolhe a Ibruum, vastago de uma família real sacerdotal.
Os exércitos postos em pé por Nabu intentam conseguir o controle do espaçoporto.
Desautorizando a Enki, os deuses recorrem às Armas de Terror. Ninurta e Nergal arrasam o espaçoporto e as cidades pecadoras.
À deriva a nuvem nuclear leva à morte a tudo no Sumer.
O Deus dos Montes e o Homem.
DÉCIMA-TERCEIRA TABULETA
Na Terceira Região, a Humanidade Civilizada não floresceu de todo; Inanna desatendeu o que se o havia confiado; em seu coração, cobiçava outros domínios, não os que lhe tinham concedido. Quando, na conta de mil anos, retirou a realeza ao Unug-ki, quem tivesse previsto a calamidade que ia acontecer ao final do próximo milênio, quem poderia prever o desastre?
Quem podia predizer que, em menos de um terço do Shar, ia cair uma calamidade desconhecida?
Inanna daria início ao amargo fim; Marduk, como Ra, emaranharia-se com o Destino.
Ninurta e Nergal liberariam com suas próprias mãos o inexprimível final! por que Inanna não ficou satisfeita com os domínios que lhe tinham concedido? Por que seguiu sem perdoar ao Marduk?
Viajando entre o Unug-ki e Aratta, Inanna não se sentia gratificada, estava inquieta; ainda chorava a seu amado Dumuzi, seu desejo de amor seguia sem apagar-se.
Quando voava, via a imagem trêmula do Dumuzi chamando-a nos raios do Sol, pela noite, lhe aparecia em visões-sonhos; Voltarei!, dizia-lhe.
Lhe prometia as glórias de seus domínios na Terra dos Dois Estreitos.
No recinto sagrado do Unug-ki, Inanna estabeleceu uma Casa para o Prazer Noturno.
A este Gigunu atraía com enganos e doces palavras aos jovens heróis na de seus bodas: prometia-lhes larga vida e um ditoso futuro; ela imaginava que seu amante era Dumuzi.
À manhã seguinte, a todos lhes encontrava mortos na cama de Inanna. Foi então quando o herói Banda, ao que lhe tinha dado por morto, regressou ao Unug-ki vivo! Banda tinha retornado de entre os mortos por graça de Utu, de cuja semente era.
Milagre! Milagre!, gritou Inanna excitada. Meu amado Dumuzi volta para mim! Na morada da Inanna se banhou a Banda, com uma bandagem lhe sujeitou um manto com franjas. Dumuzi, amado meu!, chamou-lhe. Atraiu-o até seu leito, enfeitada com flores. À manhã seguinte, quando viu que Banda estava vivo, Inanna gritou alegre: pôs-se em minhas mãos o poder de não morrer, através de mim se concedeu a imortalidade!
Depois, Inanna decidiu chamar-se a si mesmo deusa, implicava o Poder da Imortalidade. Nannar e Ningal, os pais de Inanna, não estavam satisfeitos com sua proclamação; Enlil e Ninurta ficaram desconcertados com as palavras de Inanna; Utu, seu irmão, ficou pensativo.
Não é possível reviver aos mortos!, disseram-se entre si Enki e Ninharsag. Nas terras de Ki-Engi, o povo elogiava a boa fortuna que tinham: Os deuses estão entre nós, eles podem abolir a morte! Assim se dizia uns aos outros entre o povo. Banda sucedeu a seu pai Enmerkar no trono do Unug-ki; Lugal, Homem Grande, foi seu título.
A deusa Ninsun, da semente de Enlil, tomou para que fora seu marido, o herói Gilgamesh, filho de ambos, sucedeu a Lugal-Banda no trono de Unug-ki. À medida que passavam os anos e Gilgamesh se fazia maior, falava a sua mãe Ninsun da vida e a morte, se perguntava sobre a morte de seus antepassados, apesar de ser descendentes dos Anunnaki. Os deuses morrem?, Perguntou a sua mãe. Também eu, ainda sendo em duas terceiras partes divino, subirei ao muro como um mortal?, perguntava a ela.
Enquanto viva na Terra, a morte de um Terrestre te confundirá!, dizia-lhe Ninsun a seu filho.
Mas se te leva ao Nibiru, obterá ali uma larga vida! Ninsun pediu ao Utu, o comandante, que se levasse a Gilgamesh ao Nibiru, Incessantemente o pediu Ninsun ao Utu, um dia atrás de outro o rogou: Que vá Gilgamesh ao Lugar de Aterrissagem!, aceitou por fim Utu. Para lhe guiar e lhe proteger, Ninharsag elaborou um idêntico de Gilgamesh.
Enkidu, Como por Enki Criado, lhe chamou, não era nascido de ventre, não tinha sangue em suas veias.
Gilgamesh viajou com seu camarada Enkidu até o Lugar de Aterrissagem, Utu fiscalizou seu progresso com oráculos; na entrada do bosque de cedros, um monstro que cuspia fogo lhes bloqueou o caminho.
Com truques conseguiram confundir ao monstro, romperam-no em pedaços. Quando encontraram a entrada secreta aos túneis dos Anunnaki, desafiou-lhes o Touro do Céu, uma criatura de Enlil de bufos mortais.
O monstro lhes perseguiu até as portas do Unug-ki; Enkidu o derrotou ante as muralhas da cidade.
Quando Enlil ouviu isto, chorou em sua angústia; seus lamentos se escutaram nos céus do Anu; pois em seu coração sabia Enlil: Realmente mau era o augúrio!
Enkidu foi castigado a perecer nas águas por ter dado morte ao Touro do Céu.
Gilgamesh, por ter sido instruído pelo Ninsun e Utu, foi absolvido do crime.
Procurando ainda a larga vida do Nibiru, Utu permitiu ao Gilgamesh que entrasse no Lugar dos Carros.
Depois de muitas aventuras alcançou a Terra do Tilmun, a Quarta Região; entrou em seus túneis subterrâneos, em um jardim de pedras preciosas se encontrou com Ziusudra!
Ziusudra relatou a Gilgamesh os acontecimentos do Dilúvio, revelou-lhe o segredo da larga vida.
No manancial do jardim crescia uma planta que impedia que envelhecessem Ziusudra e sua esposa!
Era única entre todas as novidades da Terra; um homem em seu pleno vigor a pode recolher, o Homem em sua Velhice É Jovem de novo! Esse é o nome da planta, disse Ziusudra a Gilgamesh. Um presente de Enki, com a bênção de Enlil, nos concedeu no Monte da Salvação!
Quando Ziusudra e sua esposa estavam dormindo, Gilgamesh se atou pedras aos pés. Inundou-se no manancial, tomou e arrancou a planta de Ser Jovem de novo.
Com a planta em sua bolsa, atravessou precipitadamente os túneis, encaminhou-se para o Unug-ki. Quando estava cansado, dormiu; e uma serpente se viu atraída pela fragrância da planta. A planta fez que a serpente se aproveitasse de que Gilgamesh estava dormido; com a planta se desvaneceu. À manhã seguinte, ao descobrir sua perda, Gilgamesh se sentou e pôs-se a chorar.
Voltou para o Unug-ki com as mãos vazias, ali morreu como um mortal. depois de Gilgamesh reinaram sete reis, mas no Urug-ki; logo, sua realeza tocou a seu fim.
Foi exatamente quando se completou a conta de mil anos da Terra! A realeza da Primeira Região se transferiu ao Urim, a cidade de Nannar e Ningal. Marduk tinha muito em conta todos os assuntos do que acontecia nas outras Regiões. Ra estava inquieto com os sonhos e as visões de Inanna que aludiam aos domínios do Dumuzi.
Estava decidido a rebater os planos de expansão da Inanna; encontrou muito que ponderar em questões de ressurreição e imortalidade. Resultava-lhe enormemente atrativo o pensamento da divindade, de modo que se anunciou a si mesmo como um grande deus! Ra se enfureceu pelo que lhe tinha permitido a Gilgamesh, em boa medida um Terrestre, mas estimou um caminho mais hábil com o qual conservar a lealdade dos reis e do povo:
Se aos semideuses lhes mostra o pórtico para a imortalidade, que aplique aos reis de minha região!
Assim se disse Marduk, conhecido com o nome de Ra na Segunda Região: Que os reis de minha Região que sejam descendentes do Neteru, viajem ao Nibiru na Outra Vida!
Isto decretou Ra em seu reino. Ensinou aos reis a construir tumbas orientadas ao este, lhes ditou um comprido libero aos escribas-sacerdotes, nele se descrevia com detalhe a viagem à Outra Vida.
No livro se contava como chegar ao Duat, o Lugar dos Navios Celestiais, como, dali, por meio de uma Escada ao Céu, viajar até o Planeta Imperecível, da Planta da Vida comer, beber até não poder mais das Águas da Juventude.
Ra lhes falou com os sacerdotes da chegada dos deuses à Terra. O ouro é o esplendor da vida!, disse-lhes. É a carne dos deuses!, disse Ra aos reis.
Deu instruções aos reis para fazer expedições ao Abzu e aos Domínios Inferiores para obter ouro.
Quando os reis de Ra conquistaram pela força das armas terras que não eram suas, invadiu os reino de seus irmãos, fez nascer e crescer neles a ira.
O que está tramando Marduk, perguntavam-se os irmãos entre si, que vem a nos pisotear?
Apelaram a seu pai Enki; a Ptah, seu pai, Ra não escutou.
Ra ordenou aos reis de Magan e Meluhha que capturassem todas as terras adjacentes, o plano de seu coração era ser o senhor das Quatro Regiões.
A Terra é minha, para que a governe! Assim, inflexivelmente, falou com seu pai.
Vem agora o relato de como Marduk declarou sua própria supremacia e construiu Babili, e de como Inanna, ao mando de reis guerreiros, fez correr sangue e permitiu sacrilégios. Depois de que se transferisse a realeza desde o Unug-ki ao Urim, Nannar e Ningal sorriram sobre o povo. Como correspondia a sua Fila de Trinta, a Nannar se adorava como deus da Lua; decretou doze festividades cada ano, igual ao número de meses da Lua em um ano, a cada um dos doze grandes Anunnaki lhe dedicou um mês e sua festividade. Por toda a Primeira Região, aos deuses Anunnaki, maiores e menores, lhes construíram santuários e lugares de culto, o povo podia orar diretamente a seus deuses. Na Primeira Região, a civilização do Ki-Engi se difundiu às terras vicinais, nas Cidades do Homem se designou aos governantes locais como Pastores Justos; artesãos e granjeiros, pastores e tecedores, intercambiavam seus produtos por todas as partes, se decretaram leis de justiça, honraram-se contratos de comércio, de esponsais e de divórcio.
Nas escolas, os jovens estudavam, os escribas tomavam nota de hinos, provérbios e sabedoria.
Havia abundância e felicidade nas terras; também havia disputas e usurpações. Enquanto isso, Inanna vagava com sua nave celeste de terra em terra; cerca do Mar Superior pulava com o Utu.
Foi aos domínios de seu tio Ishkur, Dudu, Amado, chamava-lhe. Inanna tomou carinho às pessoas que viviam na planície superior dos dois rios; resultava-lhe agradável o som de sua língua, aprendeu a falar sua linguagem.
Eles a chamavam pelo nome do planeta Lahamu em sua língua, Ishtar, à sua cidade, Unug-ki, chamaram Uruk; Dudu, como Adad, pronunciavam em sua linguagem.
Sem, Senhor dos Oráculos, chamaram a seu pai, Nannar; à cidade Urim a chamaram Ur.
Shamash, Sol Brilhante, chamaram o Utu em sua língua, também lhe adoravam.
A Enlil, chamavam-lhe Pai Enlil, Nibru-ki era para eles Nippur; Ki-Engi, Terra dos Vigilantes Nobres, foi chamada em sua linguagem Sumer. No Sumer, a Primeira Região, a realeza rodava entre as cidades; na Segunda Região, Ra não permitia a diversidade, ele desejava reinar sozinho. O maior do Céu, primogênito que está na Terra! Assim queria que lhe conhecesse entre os sacerdotes.
O principal desde os primeiros tempos! Assim decretou que lhe chamasse nos hinos; senhor da eternidade, que tem feito a eternidade, que preside sobre todos os deuses. Aquele que não tem igual, o grande solitário e único!
Assim se situava a si mesmo Marduk, como Ra, por cima de todos os outros deuses, por si mesmo se atribuía seus poderes e atributos:
Sou como Enlil quanto a senhorio e decretos, como Ninurta na enxada e o combate; como Adad pelo raio e o trovão, como Nannar por iluminar a noite; como Utu sou Shamash, como Nergal reino sobre o Mundo Inferior; como Gibil, conheço as profundidades douradas, de onde cobre e prata vêm; como Ningishzidda mando sobre os números e sua conta, os céus falam de minha glória!
Os líderes Anunnaki se alarmaram enormemente com estas proclamações, os irmãos de Marduk falaram com seu pai Enki, Nergal transmitiu a Ninurta suas preocupações.
O que é que passa?, disse Enki a seu filho Marduk. Inauditas são suas pretensões!
Os céus, os céus falam de minha supremacia!, respondeu-lhe Marduk a seu pai Enki.
O Touro do Céu, signo da constelação de Enlil, foi morto por seu próprio descendente, nos céus, a era do Carneiro, minha era, está chegando, os augúrios são inequívocos!
Em sua morada, no Eridú, Enki examinou o círculo das doze constelações, no primeiro dia da primavera, o começo do ano, observou-se atentamente o amanhecer; aquele dia se elevou o sol nas estrelas da constelação do Touro. No Nibru-ki e no Urim, Enlil e Nannar fizeram as observações, no Mundo Inferior, onde tinha estado a Estação dos Instrumentos, Nergal testemunhou os resultados: O tempo do Carneiro ainda é remoto, segue sendo a Era de Touro de Enlil! Em seus domínios, Marduk não se abrandava em suas afirmações. Nabu lhe ajudou, não enviou seus emissários aos domínios, para anunciar às pessoas que seu tempo tinha chegado. Os líderes Anunnaki apelaram a Ningishzidda, como ensinar ao povo a observar os céus. Em sua sabedoria, Ningishzidda desenhou estruturas de pedra, Ninurta e Ish-kur lhes ajudaram às erigir.
Nas terras povoadas, perto e longe, ensinaram às pessoas como observar os céus, mostraram às pessoas que o sol seguia saindo na Constelação de Touro. Enki observava com pesar estes acontecimentos, analisava de que forma o Fado lhe estava dando um giro imprevisto à ordem legítima: depois de declararem-se a si mesmos deuses, os Anunnaki ficaram dependentes do apoio da Humanidade! Na Primeira Região, os Anunnaki decidiram unificar as terras com um único líder, desejavam um rei guerreiro. Confiou a Inanna, a adversária de Marduk, a tarefa de encontrar um homem adequado. Inanna indicou a Enlil um homem forte ao qual tinha conhecido e amado em suas viagens, Arbakad, comandante de quatro guarnições, era seu pai, sua mãe era uma suma sacerdotisa.
Enlil lhe deu cetro e coroa, Sharru-kin, Regente Justo, designou-lhe Enlil. Como uma vez se fez no Nibiru, se fundou uma nova cidade central para unificar as terras, Agadé, a Cidade Unificada, chamaram-na, não longe do Kishi estava se localizada.
Enlil deu poderes ao Sharru-kin; Inanna acompanhava a seus guerreiros com armas de brilhantismo.
Todas as terras, desde o mar Inferior até o Mar Superior, renderam obediência a seu trono, suas tropas se estacionaram nos limites da Quarta Região, para protegê-la.
Com olho precavido observava Ra, sem pestanejar, a Inanna e ao Sharru-kin; depois, como um falcão, se arremeteu sobre sua presa: do lugar onde Marduk tinha pretendido construir a torre que alcançasse o céu, Sharru-kin considerou chão sagrado dali ao Agadé, para implantar nele o Objeto Brilhante Celestial.
Enfurecido, Marduk se equilibrou sobre a Primeira Região, com Nabu e seus seguidores chegaram ao lugar da torre.
Do chão sagrado sou o único possuidor, por mim se estabelecerá um pórtico dos deuses!
Assim, veementemente, anunciou Marduk, deu instruções a seus seguidores para que desviassem o rio.
Levantaram diques e muralhas no Lugar da Torre, construíram o Esagil, Casa para o Deus Supremo.
Babili, o Pórtico dos Deuses, chamou-a Nabu em honra a seu pai, Marduk se estabeleceu no coração do Edin, em meio da Primeira Região!
A fúria de Inanna não teve limites; com suas armas infligiu a morte aos seguidores de Marduk.
O sangue do povo, como nunca antes na Terra, corria como rios.
Até o irmão Marduk, Nergal chegou ao Babili, para lhe persuadir de que abandonasse Babili pelo bem do povo.
Esperemos pacificamente os verdadeiros sinais do céu!, disse-lhe Nergal a seu irmão.
Marduk aceitou partir, viajou de terra em terra para observar os céus, Amun, o Invisível, chamou a Ra a partir de então na Segunda Região.
Durante um tempo se aplacou Inanna, dois filhos do Sharru-kin foram seus pacíficos sucessores.
Depois, subiu ao trono do Agadé o neto do Sharru-kin; Naram-Sem, Amado por Sem, lhe chamou.
Na Primeira Região, Enlil e Ninurta estavam ausentes, tinham ido às terras de além dos oceanos; na Segunda Região, Ra não estava, viajava como Marduk por outras terras.
Inanna viu a oportunidade em suas mãos para fazer-se com todos os poderes, ordenou ao Naram-Sem que se apoderasse de todas as terras.
Deu instruções ao Naram-Sem para que partisse contra Magan e Meluhha, domínios de Marduk.
Naram-Sem cometeu o sacrilégio de cruzar a Quarta Região com um exército de Terrestres, invadiu Magan, tentou entrar no selado Ekur, Casa Que Como uma Montanha É.
Enlil se enfureceu com seus sacrilégios e suas transgressões; lançou uma maldição contra Naram-Sem e Agadé:
Naram-Sem morreu pela picada de um escorpião, por mandato de Enlil foi aniquilada Agadé.
Isto aconteceu na conta de mil e quinhentos anos da Terra.
Vem agora o relato da profecia de Galzu a Enlil, dada em uma visão;
tratava da supremacia de Marduk, de como escolher a um homem para sobreviver a uma calamidade.
Depois que Marduk se converteu no Amun, desintegrou-se a realeza na Segunda Região, reinaram a desordem e a confusão; depois que Agadé fora aniquilada, na Primeira Região reinaram a desordem e a confusão.
Na Primeira Região, a realeza estava sumida no desconcerto, transladavam-se das Cidades dos Deuses às Cidades do Homem, Unug-ki, Lagash, Urim e Kish, Isin e lugares mais longínquos, a realeza foi trocando.
Depois, Enlil, depois de consultar com Anu, depositou a realeza em mãos do Nannar; pela terceira vez se concedeu a realeza a Urim, em cujo lugar estou acostumado a seguir implantado o divino Objeto Brilhante Celestial.
No Urim, Nannar designou como rei a um Pastor Justo de homens, seu nome era Ur-Nammu.
Ur-Nammu estabeleceu a igualdade nas terras, fez pôr fim à violência e os conflitos, em todas as terras fluem abundante a prosperidade.
Foi naquele tempo que, durante a noite, Enlil teve uma visão:
Apareceu-lhe a imagem de um homem, era brilhante e resplandecente como os céus; aproximou-se e ficou de pé junto ao leito de Enlil, então reconheceu Enlil a Galzu, o do cabelo branco!
Sustentava na mão esquerda uma tabuleta de lápis lázuli, nela estavam desenhados os céus estrelados; os céus estavam divididos nos doze signos das constelações, Galzu os assinalava com a mão esquerda.
Galzu deixou de indicar ao Touro para assinalar ao Carneiro; três vezes repetiu o movimento.
Depois, na visão-sonho, Galzu falou e disse a Enlil:
O tempo justo da benevolência e da paz virá seguido pela maldade e o derramamento de sangue.
O Carneiro de Marduk substituirá ao Touro de Enlil em três porções celestiais, aquele que a si mesmo se declarou como Deus Supremo se apoderará da supremacia na Terra.
Por decreto do Fado, acontecerá uma calamidade como nunca ocorreu!
Como nos tempos do Dilúvio, terá que escolher a um homem justo e digno, por ele e por sua semente se preservará a Humanidade Civilizada, tal como pretende o Criador de Tudo!
Assim disse Galzu, o emissário divino, a Enlil na visão-sonho.
Quando Enlil despertou da visão-sonho noturna, não havia nenhuma tabuleta junto a seu leito.
Era um oráculo do céu, ou o imaginei tudo em meu coração? Perguntava-se Enlil a si mesmo.
Não lhe contou a visão-sonho a nenhum de seus filhos, Nannar entre eles, nem a Ninlil.
Entre os sacerdotes, no templo do Nibru-ki, Enlil inquiriu sobre sábios celestiais, ao supremo sacerdote indicou ao Tirhu, um sacerdote oracular.
Era descendente do Ibru, neto do Arbakad, pertencia à sexta geração de sacerdotes do Nibru-ki, estavam casados com as filhas reais dos reis do Urim. Vê o templo de Nannar no Urim, observa o tempo celestial nos céus: Setenta e dois anos da Terra é a soma de uma Porção Celestial, toma cuidadosa nota do passo de três delas!
Assim disse Enlil ao Tirhu, o sacerdote, fez-lhe contar o tempo profetizado. Enquanto Enlil refletia sobre a visão-sonho e seus portentos, Marduk ia de terra em terra.
Às pessoas ia falando de sua supremacia, ganhar seguidores era seu objetivo.
Nas terras do Mar Superior e nas terras da fronteira do Ki-Engi, Nabu, o filho de Marduk, ia incitando ao povo; seu plano era apoderar-se da Quarta Região.
Houve enfrentamentos entre os habitantes do oeste e os habitantes do este, os reis formaram hostes de guerreiros, as caravanas deixaram de andar, se levantaram as muralhas nas cidades. Está ocorrendo o que Galzu predisse! Disse Enlil a si mesmo.
Enlil pôs seu olhar sobre o Tirhu e seus filhos, descendentes de digna linhagem: Este é o homem a escolher, o que indicara Galzu!, disse Enlil a si mesmo. A Nannar, sem lhe revelar a visão-sonho, disse-lhe Enlil: Na terra entre os rios, de onde veio Arbakad, há uma cidade como Urim, será para ti e para o Ningal uma morada longe do Urim. Em sua metade, erige um santuário-templo, e ponha a seu cargo ao Príncipe-Sacerdote Tirhu! Atendendo à palavra de seu pai, Nannar fundou a cidade do Jarán na terra do Arbakad. Para que fora supremo sacerdote em seu santuário-templo enviou ao Tirhu, e a sua família com ele; quando se completaram duas porções celestiais das três profetizadas, Tirhu foi ao Jarán.
Naquele tempo, Ur-Nammu, a Alegria do Urim, caiu de seu carro e morreu nas terras ocidentais.
Seu filho Shulgi lhe sucedeu no trono do Urim; Shulgi estava cheio de baixeza e de ânsia de batalhas.
No Nibru-ki, ele mesmo se ungiu supremo sacerdote, no Unug-ki procurou os gozos da vulva de Inanna; incluiu em seu exército a guerreiros das terras montanhosas, que não serviam a Nannar, com sua ajuda, invadiu as terras ocidentais e ignorou a santidade do Centro de Controle de Missões.
Na sagrada Quarta Região pôs seu pé, Rei das Quatro Regiões se declarou a si mesmo.
Enlil se enfureceu pelas profanações, Enki e Enlil falaram sobre as invasões.
Os soberanos de sua região ultrapassaram todos os limites!, disse-lhe com rispidez Enki a Enlil.
Marduk é a fonte de todos os problemas!, replicou Enlil.
Guardando para si ainda a visão-sonho, Enlil voltou sua atenção sobre o Tirhu.
Enlil tinha posto o olhar sobre o Ibru-Um, o filho maior do Tirhu.
Ibruum era de ascendência principesca e valente, e estava familiarizado com os segredos sacerdotais.
Enlil mandou Ibruum proteger os lugares sagrados e permitir as ascensões e descidas dos carros.
Logo que Ibruum partiu do Jarán chegou Marduk a essa cidade; ele também tinha observado as profanações, considerava-as como as dores de parto de uma Nova Ordem.
Desde o Jarán, nas soleiras do Shumer, planejou seu golpe final, desde Jarán, situada ao fio dos domínios do Ishkur, dirigiu o levantamento dos exércitos.
Depois de passar vinte e quatro anos terrestres de estadia no Jarán, Marduk, com lágrimas nos olhos, fez uma chamada ao resto dos deuses, fossem quais fossem seus ascendentes.
Confessando suas transgressões, mas insistindo em seu senhorio, lhes disse assim:
OH deuses do Jarán, OH grandes deuses que julgam, conheçam meus segredos!
Enquanto me rodeio a bandagem, recordo minhas memórias:
Eu sou o divino Marduk, um grande deus, em meus domínios sou conhecido como Ra. Por meus pecados fui ao exílio, às montanhas fui, por muitas terras perambulei, desde onde o sol se eleva até onde o sol fica fui, até a terra do Ishkur cheguei. No meio de Jarán aninhei durante vinte e quatro anos, em seu templo procurei um augúrio.
Até quando? Pedi um augúrio no templo a respeito de meu senhorio. Seus dias de exílio terminaram! Dirijo-me ao oráculo no templo. OH grandes deuses que determinam os fados, deixem que me encaminhe a minha cidade, que estabeleça em meu templo Esagil uma morada imperecível, que instale um rei no Babili; que se reúnam em minha casa todos os deuses Anunnaki, aceitem minha aliança!
Assim anunciou Marduk sua chegada aos outros deuses, confessando e apelando. Os deuses Anunnaki se inquietaram e se alarmaram ante a chamada da submissão feita pelo Marduk.
Enlil convocou a todos a uma grande assembléia para tomar conselho. Todos os líderes Anunnaki se reuniram em Nibru-ki; também foram Enki e os irmãos de Marduk.
Todos estavam inquietos pelos acontecimentos, todos se opunham a Marduk e a Nabu. No conselho dos grandes deuses, as acusações se desenfrearam, as recriminações enchiam a câmara. Ninguém pode impedir o que se aproxima; aceitemos a supremacia de Marduk!, unicamente Enki aconselhou. Se se aproximar o tempo do Carneiro, prevemos a Marduk do Enlace Céu-Terra! Propôs Enlil irado.
Todos, salvo Enki, concordaram em arrasar o Lugar dos Carros Celestiais; Nergal sugeriu para isso utilizar as Armas de Terror; só Enki se opôs: Da decisão, a Terra pronunciou as palavras a Anu; Anu repetiu as palavras à Terra. O que estava destinado a ser, fracassará por sua decisão de desfazer!
Assim falou Enki enquanto partia.
Para levar a cabo a maldade escolheu-se a Ninurta e ao Nergal.
Vem agora o relato de como o Fado ou Destino levou, como passo a passo, algum dado em tempos já esquecidos, a que acontecesse a Grande Calamidade!
Fique agora registrado e recordado para sempre:
Quando se tomou a decisão de usar as Armas de Terror, Enlil guardava dois segredos para si:
A ninguém, antes que se tomasse a terrível decisão, revelou-lhe Enlil o segredo da visão-sonho do Galzu; a ninguém, até que se tomou a fatídica decisão, tinha-lhe revelado Enlil seu conhecimento do lugar onde se ocultava o terror!
Quando, a despeito de todo os protestos, o conselho permitiu o uso das Armas do Terror, quando Enki, zangado e muito turbado abandonou a câmara do conselho, Enki sorria em seu coração: Só ele sabia onde estavam ocultas as armas! Assim acreditava Enki.
Pois foi ele, antes que Enlil chegasse à Terra, que ocultou as armas, junto com o Abgal, em um lugar desconhecido.
Enki não sabia que Abgal contou o lugar a Enlil durante seu exílio!
Quando Enki se inteirou deste segundo segredo, deu refúgio em seu coração a um desejo:
Que, depois de tão larga estadia, o terror das armas se evaporou!
Pouco esperava Enki que tão larga estadia ia provocar uma calamidade como nunca antes se havia conhecido na Terra.
E assim foi que, sem necessidade de Enki, Enlil revelou aos dois heróis o lugar da ocultação:
As sete Armas de Terror moram em uma montanha!, disse-lhes Enlil.
Moram no interior de uma cavidade da terra, requer-se as revestir com o terror!
Depois, Enlil lhes revelou o segredo de como despertar às armas de seu profundo sonho.
Antes que os dois filhos, um de Enlil, um de Enki, partissem para o lugar oculto, Enlil lhes deu palavras de advertência: antes que se usem as armas, o lugar dos carros deve estar vazio de Anunnaki; as cidades devem ser perdoadas, as pessoas não devem perecer!
Em sua nave celeste, Nergal se dirigiu ao lugar oculto, Ninurta se atrasou por causa de seu pai.
Enlil desejava lhe dizer uma palavra a seu filho a sós, lhe revelar a ele sozinho um segredo: falou com Ninurta da profecia de Galzu e da eleição do Ibruum.
Nergal é irrefletido, te assegure de que as cidades são perdoadas, terá que advertir ao Ibruum!, disse-lhe Enlil a Ninurta.
Quando Ninurta chegou ao lugar das armas, Nergal já as tinha tirado da cavidade, enquanto despertava seu ME do comprido sonho, Nergal deu um nome de trabalho a cada uma das sete: à primeira arma a chamou A Que Não Tem Rival; à segunda, chama-a Ardorosa; à terceira a chamou A Que Desmorona com Terror; Fundidora de Montanhas chamou à quarta; Vento Que Busca os Limites do Mundo chamou à quinta; A Que Acima e Abaixo a Ninguém Perdoa foi a sexta; a sétima se encheu com um monstruoso veneno, chamou-a Vaporizadora do Vivente.
Com a bênção do Anu lhes deram as sete a Nergal e a Ninurta, para com elas causar a destruição.
Quando Ninurta chegou ao lugar das Armas de Terror, Nergal estava disposto para destruir e aniquilar.
Eu matarei ao filho, eu aniquilarei ao pai!, gritava Nergal com ares de vingança.
As terras que cobiçam se desvanecerão, destruirei as cidades pecadoras!
Valente Nergal, destruirá ao justo com o injusto?, perguntou-lhe Ninurta a seu camarada.
As instruções de Enlil são claras! Eu levarei o rumo aos objetivos selecionados, você me seguirás detrás!
A decisão dos Anunnaki me é conhecida!, disse Nergal a Ninurta. Ambos esperaram o sinal de Enlil durante sete dias e sete noites.
Tal como era sua intenção, quando terminou sua espera, Marduk voltou para Babili, em presença de seus seguidores, providos com armas, declarou sua supremacia; a conta de anos terrestres era então de mil setecentos e trinta e seis. Naquele dia, naquele fatídico dia, Enlil enviou o sinal a Ninurta; Ninurta partiu para Monte Mashu, depois dele ia Nergal.
O Monte e a planície, no coração da Quarta Região, inspecionou Ninurta dos céus.
Com o coração encolhido, fez um sinal a Nergal: Fique aí!, assinalou-lhe.
Então, Ninurta soltou dos céus a primeira arma de terror; com um resplendor, o topo do Monte Mashu se rachou, as vísceras do monte se fundiram em um instante.
Sobre o Lugar dos Carros Celestiais liberou a segunda arma, com o resplendor de sete sóis, as rochas da planície se converteram em uma ferida chorreante, a Terra se sacudiu e se desmoronou, os céus se obscureceram depois do resplendor; a planície dos carros se cobriu de pedras queimadas e trituradas, de todos os bosques que tinham rodeado a planície, só três troncos ficaram em pé.
Feito!, exclamou Ninurta da nave celeste, seu Divino Pássaro Negro.
Do controle que Marduk e Nabu tanto cobiçavam lhes privou para sempre!
Então, Nergal desejou emular a Ninurta, seu coração lhe urgia a ser Erra, o Aniquilador; seguindo o Meio-fio do Rei, voou até o verde vale das cinco cidades.
Nergal planejava esmagar o verde vale onde Nabu estava convertendo às pessoas, esmagá-lo como um pássaro enjaulado!
Sobre as cinco cidades, uma atrás de outra, Erra enviou uma arma de terror dos céus, destruiu por completo as cinco cidades do vale, converteram-se em desolação.
Com fogo e enxofre foram arrasadas, tudo o que ali vivia se converteu em vapor.
Com tão terríveis armas, as montanhas se vieram abaixo, a barreira que continha as águas do mar se partiu, as água do mar se derramaram no vale, o vale ficou alagado pelas águas; quando as águas se derramaram sobre as cinzas das cidades, elevou-se o vapor para os céus.
Feito!, gritou Erra em sua nave celeste. No coração do Nergal já não havia vingança.
Inspecionando sua maligna obra, os dois heróis ficaram confundidos com o que viram: os resplendores foram seguidos pelo obscurecimento dos céus, depois ficou a sopro a tormenta.
Formando redemoinhos dentro de uma escura nuvem, um Vento Maligno levava a penumbra dos céus, com o transcurso do dia, o Sol desapareceu sobre o horizonte com a escuridão, com a noite, um pavoroso resplendor desenhava suas bordas, fez desaparecer à Lua quando saía.
Quando chegou o amanhecer do dia seguinte, do oeste, do Mar Superior, ficou a sopro um vento de tormenta, a nuvem marrom escura se dirigiu para o este, para as terras habitadas se estendeu a nuvem; ali aonde chegava, trazia sem misericórdia a morte a tudo o que vive; do Vale de Sem, sem compaixão, engendrada pelos resplendores, a morte foi transportada para o Sumer. Ninurta e Nergal deram a voz de alarme a Enlil e Enki: Implacável, o Vento Maligno leva a morte a todos! Enlil e Enki transmitiram o alarme aos deuses do Sumer: Escapem!
Escapem!, gritaram a todos. Que se disperse o povo! Que o povo se oculte! Os deuses fugiram de suas cidades, como pássaros assustados escaparam de seus ninhos.
Os habitantes das terras caíram sob as garras do Vento Maligno; inútil foi sua carreira.
Sigilosa era a morte, atravessava os muros mais grossos como as águas de uma inundação, não havia porta que pudesse lhe deixar fora, nem ferrolho que pudesse lhe impedir o passo.
Aqueles que, detrás de portas fechadas, ocultaram-se dentro de suas casas, como moscas caíram, aqueles que fugiram às ruas, nas ruas amontoaram seus cadáveres.
Os peitos cheios de cuspes e escarros, as bocas transbordantes de saliva e espuma; quando o Vento Maligno apanhava às pessoas sem ser visto, suas bocas se empapavam em sangue.
Lentamente soprou o Vento Maligno sobre as terras, cruzou do oeste a este sobre planícies e montanhas; tudo o que vivia, depois dele ficava morto e moribundo, a gente e o gado pereciam por igual.
As águas se envenenaram, nos campos se murchou toda vegetação.
Desde o Eridú no sul até o Sippar no norte, o Vento Maligno arrasou o país.
Babili, onde Marduk tinha declarado a supremacia, livrou-se do Vento Maligno.