domingo, 17 de abril de 2016

O Livro dos Mortos

Atualmente tenho estudado sobre os povos da antiguidade na região da mesopotâmia e Egito antigo e me deparei com algo muito interessante que irei compartilhar. É um trecho que está incluso no chamado Livro dos Mortos do antigo Egito. Pela bíblia sabemos que Moisés foi adotado pela família do faraó (resumindo) e depois libertou o povo das mãos do Egito. Viveu sua fase de criança, adolescência, juventude e a fase adulta na elite do povo Egípcio, posso dizer que foi a sua pátria. O livro chamado de livro dos mortos era encomendado por essa elite para que quando morressem pudessem seguir o caminho da morte com mais tranquilidade e, quando fossem julgados usariam os escritos do livros para aliviarem o peso do coração para que ficasse mais leve que a pena de Maat. O livro contém uma série de regras e é fundamentado na verdade e na justiça, mostrando o elevado ideal da sociedade egípcia. E em determinado ponto do livro temos esses escritos " As 42 confissões negativas" feitas para 42 deuses e algumas dessas confissões se assemelham e muito com os 10 mandamentos de Moisés, mudando apenas o tempo verbal e alguns pequenos detalhes, mais a ideia é a mesma. Abaixo o trecho das 42 Confissões. Livro dos Mortos do Antigo Egito Extratos do Papiro da Real Mãe Nezemt As Confissões Negativas - Capitulo 25, prancha 5 1. Eu não cometi pecados 2. Eu não assaltei 3. Eu não roubei Êxodo 20:15 Não deves furtar (Não roubaras) 4. Eu não agi com violência 5. Eu não matei seres humanos Êxodo 20:13 Não deves assassinar (Não mataras) 6. Eu não roubei oferendas Êxodo 20:15 Não deves furtar (Não roubaras) 7. Eu não causei destruição 8. Eu não pilhei a propriedade divina do templo 9. Eu não cometi falsidade 10. Eu não sequestrei grãos 11. Eu não amaldiçoei Êxodo 20:16 12. Eu não transgredi 13. Eu não abati o rebanho divino do templo 14. Eu não fiz o mal 15. Eu não saqueei a terra cultivada Êxodo 20:17 16. Eu não agi com luxuria 17. Eu não amaldiçoei ninguém 18. Eu não fiquei irado sem causa justa 19. Eu não dormi com o marido de nenhuma mulher Êxodo 20:14 20. Eu não polui a mim mesmo 21. Eu não aterrorizei nenhum homem 22. Eu não pilhei Êxodo 20:15 23. Eu não agi com raiva 24. Eu não me fiz de surdo ao ouvir palavras de justiça e verdade 25. Eu não aticei brigas Êxodo 20:16 26. Eu não fiz ninguém chorar 27. Eu não forniquei Êxodo 20:14 28. Eu não destruí meu coração 29. Eu não amaldiçoei ninguém Êxodo 20:16 30. Eu não exagerei 31. Eu não realizei julgamentos precipitados Êxodo 20:16 32. Eu não cortei a pele e pelos de animais divinos 33. Eu não elevei minha voz em conversas 34. Eu não cometi pecados e não procedi mal 35. Eu não amaldiçoei a realeza 36. Eu não desperdicei água 37. Eu não agi com arrogância 38. Eu não amaldiçoei divindades Êxodo 20:7 39. Eu não agi com falso orgulho 40. Eu não agi com desdém 41. Eu não aumentei minhas riquezas exceto por meio de meus próprios recursos Êxodo 20:15 42. Eu não desprezei o principio de minha cidade Sabemos que o povo judeu eram nômades e começaram escrever a aproximadamente 1000 a.C, logo após o império babilônico e o pergaminho mais antigo é de 600 a.C (Gênesis) e esse livro dos mortos e datado do Início da XVIII dinastia no Novo Império, ou seja, bem mais antigo do que os escritos de Moisés. Leia mais: http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-o-livro-dos-mortos-egito-antigo#ixzz4689nSN4Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário